Se você já sonhou mais de uma vez em ir para a Disney, saiba que nem tudo são flores por lá. Além de se divertir em brinquedos extraordinários, você também vai enfrentar filas enormes durante os períodos de férias, podendo curtir menos do que pretendia antes de começar a viagem.
E não pense que os funcionários do Magic Kingdom, carro-chefe dos parques temáticos da Disney, não sabem disso. Eles compreendem que você está (muito provavelmente) irritado com a espera e quer ser entretido durante este tempo “perdido”.
Para isso, os engenheiros da Disney (conhecidos como “imagineers”) estão investindo pesado em tecnologia, levando você rapidamente ao seu brinquedo favorito. A reportagem do “The New York Times” foi até os parques e conta como a Disney deve evoluir ainda mais, transformando o passeio em algo mais rápido e de acordo com o novo público, sempre conectado e que procura por divertimento sem esperas.
O “bunker” da Disney
Para lidar com os mais de 30 milhões de visitantes anuais, a Disney criou o Centro de Comando Operacional (ou Operational Command Center – OCC), localizado abaixo do castelo da Cinderela, no centro do Parque Magic Kingdom.
Fonte da imagem: Wikicommons/Domínio Público
O bunker subterrâneo conta com câmeras de vídeo, programas de computadores, mapas digitais de parques e outras ferramentas que localizam pontos mais críticos e resolvem problemas relacionados a filas em tempo real.
Ali os funcionários possuem telas planas com as imagens de todos os cantos do parque e as atrações que estão em pleno funcionamento. Cada uma está destacada em verde, amarelo e vermelho, sinalizando as graduações de tempo de espera em cada um dos brinquedos.
Com isso, a sala de controle pode alertar os responsáveis pela montanha do “Piratas do Caribe”, por exemplo, a liberar mais barcos para diminuir o tempo de espera na fila. Isso faz com que o tempo diminua, e o monitor volte para a cor verde.
Caso não seja possível agilizar o procedimento dos brinquedos, outra opção é mandar o próprio capitão Jack Sparrow ou personagens mais conhecidos da Disney para entreter as pessoas enquanto aguardam. De acordo com Phil Homes, vice-presidente do Magic Kingdom, a iniciativa rápida traz alívio para as pessoas.
Fonte da imagem: The New York Times (Joe Burbank/Orlando Sentinel)
Para ajudar no fluxo de pessoas, caso um lado do parque esteja lotado enquanto outras atrações estão vazias, o centro de operações pode enviar uma “miniparada” chamada “Move It! Shake it! Celebrate It!” para redirecionar as pessoas para a área menos ocupada. Outros técnicos monitoram os restaurantes, observando a necessidade de outros caixas para atender pedidos ou distribuir cardápios para aqueles que aguardam sua vez.
Organizar é preciso
Segundo pesquisas da própria empresa, no Magic Kingdom, por exemplo, a média de tempo do usuário para cada brinquedo é de nove voltas. Isso quer dizer que, das mais de 40 atrações disponíveis no parque, o usuário pode passear por poucas delas.
Nos últimos meses, no entanto, o centro de operações conseguiu subir essa média em um ponto, chegando a 10 atrações (em média) para o público. Em tempo de férias, aumentar a média de brinquedos usados pelos pagantes é uma ótima notícia, mostrando que o sistema funciona.
O “The New York Times” também cita Bob Sehlinger, coautor de um guia para passear nos parques da Disneylândia. Para o escritor, “controle é o nome do meio da Disney, todavia, eles são os pioneiros nesse tipo de coisa (...) o desafio é que você possui poucas opções, uma vez que a banheira esteja cheia”.
Portanto, não é de se estranhar que a Disney não ache nada de mais nesse tipo de monitoramento. Para eles, isso é apenas um esforço de proporcionar uma experiência mais rica e ágil para quem visita os parques. O objetivo, claro, é que as pessoas voltem com mais frequência, aumentando assim o faturamento anual da empresa.
Quanto mais feliz você sair depois de conversar com o Pateta, Pato Donald ou Mickey, maiores as chances de retornar aos parques tanto nos Estados Unidos quanto nos resorts em Hong Kong ou Paris. Além disso, outro foco é aumentar a renda per capita, ou seja, quanto mais restaurantes e lojinhas de presentes você encontrar para comprar aquele chaveiro para os parentes, melhor.
Fonte da imagem: Wikicommons/Domínio Público
A rapidez e a organização são, na verdade, investimentos naquele indivíduo que vai passear e adquirir os produtos de uma marca tão conhecida como a da Disney.
Inovações tecnológicas
Se você é mais velho, certamente sabe que tudo o que acontece nos parques não é exatamente magia, mas sim alta tecnologia. Por trás das cortinas, os técnicos analisam reservas em hotéis, voos para o destino e conferem o histórico de visitantes em cada data para prever os desafios para aquele dia.
Porém, os parques foram criados antes do século XXI e, assim, trazem um clima de nostalgia que não condiz com os padrões atuais. Não é à toa, portanto, que a Disney confie tanto na tecnologia para melhorar o passeio, uma vez que não pode modificar completamente a disposição de atrações do parque. Eles devem ser o exemplo a se seguir em termos tecnológicos, ou seja, pioneiros como em muitos aspectos da marca.
Portanto, a Disney já sai na frente com algumas novidades que seguem de perto a tecnologia e os novos convidados dos parques. Você pode, por exemplo, baixar um aplicativo e receber informações diversas sobre os parques (disponível apenas nos EUA).
Outra inovação interessante é a adição de videogames a áreas de espera. Isso mantém os visitantes entretidos, porém sem deixar a fila ainda mais demorada, já que cada game conta com apenas 90 segundos de duração.
Para quem possui algum tipo de deficiência visual, a Disney possui também um dispositivo que proporciona descrições detalhadas de áudio para áreas externas. Através de um menu interativo, o usuário pode escolher o tipo de informação que quer visualizar, desde detalhes arquitetônicos até mesmo a localização do banheiro mais próximo.
Novidades para o futuro
De acordo com a reportagem do “The New York Times”, especula-se ainda que os imagineersda Disney estejam desenvolvendo ideias ainda melhores, como braceletes com informações sobre você, como nome, cartão de crédito e personalidade predileta. Assim, você pode adquirir qualquer souvenir rapidamente e já ter contato direto com o parque, que saberá quem é você e quantas vezes já visitou as instalações.
Com os limites se dissolvendo cada vez mais rápido, novidades como essa podem ser implementadas em um futuro mais próximo do que se imagina. Portanto, vale a pena ficar de olho nas novidades que vão aparecer neste mundo de sonhos das crianças e de alguns adultos. E sem stress ao enfrentar filas gigantescas!
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