Fonte da imagem: FastCompany
O Departamento de Energia do Laboratório Nacional Oak Ridge usou o Cray XT5 Jaguar, o computador mais veloz dos Estados Unidos – e um dos mais rápidos do mundo, para desenvolver uma espécie de “adaptador” para caminhões que auxiliam na redução do consumo de combustível.
O supercomputador foi usado para criar o SmartTruck UnderTray System, um sistema de carenagens que, quando acopladas ao veículo, reduzem a resistência do ar dos eixos da carroceria do caminhão. Isto contribui para uma diminuição de até 12% do consumo de combustíveis.
Segundo o site FastCompany, se todos os 1,3 milhão de carrocerias nos EUA forem equipados com este sistema, será possível economizar mais de 5,5 bilhões de litros de diesel anualmente, o que significa também menos 16,4 toneladas de dióxido de carbono emitidos.
Parece que, finalmente, além de auxiliar o homem em pesquisas sobre mudanças climáticas, estimativas sobre o fim do petróleo e ainda a estabilidade de ogivas nucleares, os supercomputadores criaram algo realmente útil e funcional para humanidade.
0 comentários:
Postar um comentário