Fonte da imagem: New Energy Technologies Inc.
Atualmente os dispositivos de captação de energia solar se resumem a painéis colocados nos telhados, mas esta história deve mudar em breve. Graças ao projeto SolarWindow da New Energy Technologies. Trata-se de um projeto que utiliza painéis solares semitransparentes acoplados às janelas das casas.
As células solares são aplicadas por meio de um processo que simula um spray de tinta. Junto são aplicados os outros materiais aplicados que ficam responsáveis pela transmissão da energia. Somados os componentes, forma-se um finíssimo filme fotossensível que em vez de refletir a luz, utiliza materiais menos nocivos à natureza e mais transparentes. Por isso podem ser aplicados às janelas.
Fonte da imagem: New Energy Technologies Inc.
O mais interessante é que os desenvolvedores prometem que além da captação solar, luzes artificiais também podem alimentar o SolarWindow. Resultado de um material que não demanda temperaturas tão altas para que possam gerar energia.
Em setembro ano passado, foi mostrado um protótipo do material em funcionamento por meio de um painel quadrado de 4 polegadas. No último mês já haviam avanços nas demonstrações, que utilizaram painéis de 12 polegadas. Nesse ritmo, calcula-se que ainda este ano será possível encontrar o SolarWindow comercialmente.
0 comentários:
Postar um comentário